Se você puxar pela memória vai lembrar que Rogério Ceni, ídolo do São Paulo, já vestiu muitos uniformes estranhos na carreira. Em 2002, ele inovou com desenhos em que aparecia pilotando um avião, um trem ou um caminhão. Nem original a ideia era, já que foi inspirada no colombiano Mono Montoya, que fazia o mesmo nos anos 1990.
O Athletic Bilbao estava de volta às competições europeias depois de alguns anos e resolveu preparar um desenho especial. Para isso, chamou o artista basco Dario Urzay. Tudo perfeito, pena que a obra de arte, colocada no tecido, ficou parecendo uma grande mancha de ketchup, que esteve longe de agradar a torcida.
Na primeira metade dos anos 2000, o Atlético de Madri foi patrocinado pela Columbia Filmes, que ocasionalmente promovia seus filmes no uniforme dos "colchoneros". Quando eles lançaram "Homem-Aranha", os torcedores tiveram de conviver com essa preciosidade de camisa com desenho de teia de aranha.
A camisa do Brasiliense em homenagem ao rock já virou cult no futebol brasileiro. A estampa, na verdade, consistia em um fundo estilizado cheio de caveiras, cruzes e outras ilustrações fantasmagóricas. O rock, se pudesse, teria reclamado da lembrança.
No fim dos anos 1980, o Colorado Caribous, time nanico de uma extinta liga de futebol nos EUA, resolveu homenagear os caubóis da região com esse uniforme com "franjinha", que se tornou um clássico em qualquer lista de camisetas bizarras. A coisa é tão feia que em abril desse ano o Colorado Rapids, da MLS, publicou que vestiria a tal camisa para lembrar o antigo da time da região. Os torcedores se revoltaram e a diretoria teve de explicar que era uma pegadinha de 1º de abril.
Em 2008, o Corinthians quis celebrar a volta à Série A vendendo espaço na sua camisa. O torcedor que pagasse R$ 1 mil poderia colocar uma 3x4 no uniforme de qualquer jogador. Tudo bem, pode ter sido uma boa sacada dos marqueteiros, mas nem quem desembolsou a bolada deve ter gostado do resultado.
No começo da década de 1990, algum gênio do marketing da Fiorentina quis fazer uma camisa estilizada para a equipe usando a cruz que está no símbolo. Sem perceber, o designer forçou Gabriel Batistuta usar um uniforme que recriava a suástica, símbolo do nazismo.
O Hull City tem o tigre como mascote, até pela sua combinação de cores inusitada, mas nem por isso valia a pena desenhar um uniforme inspirado no animal, né? O clube fez isso na primeira metade da década de 1990. Nessas horas valia a pena ter um gato preto como mascote. Ia vestir melhor, pelo menos.
A fornecedora de material esportivo prometeu ao Liverpool uma camisa inspirada naquela que foi usada no último título inglês do time, cheia de estilizações ao fundo do padrão tradicional. Só que entregou esse desenho que mais parece o joguinho "Space Invaders", em que uma nave tinha de sair destruindo seus oponentes no espaço sideral.
Em homenagem aos irmãos Lumiére, pioneiros do cinema oriundos da cidade, o Lyon quis fazer uma camisa 3D, fazendo alusão à sétima arte. O problema é que ninguém usa óculos especiais no estádio. O resultado é que o uniforme passou o ano inteiro parecendo borrado.
O Munique 1860 foi comemorar o 150º aniversário e fez essa joia de camiseta. A ideia era reunir, em uma única peça, imagens de vários momentos históricos do clube. O resultado foi quase um jornal para vestir.
O Napoli lançou um uniforme "jeans" para a temporada 2014/15. O material inusitado garantiu alguma visibilidade ao clube, mas não deve ser lá muito confortável e faz parte de um conjunto de bizarrices no esporte. Na hora de criar uma camiseta, o designer pode ter uma ideia brilhante, mas às vezes a execução não é tão boa. Veja outros 14 exemplos no álbum a seguir.
A modesta Reggina, da Itália, quis lançar um uniforme especial para homenagear os gregos e a herança que a civilização antiga deixou na região da Calábria. Tudo lindo, pena que a peça usada de inspiração foi a escultura de um daqueles torsos nus que eram esculpidos em Atenas e Esparta.
Em 2012, o Recreativo Huelva, da Espanha, teve um problema com seu fornecedor de material esportivo e a nova parceira teve pouco tempo para desenhar uma camisa. A toque de caixa, se inspirou nos tradicionais vestidos das mulheres da Andaluzia nos dias de festa. O resultado, porém, deixou os jogadores parecidos com a Minnie, mulher do Mickey
Uma das ideias mais bizarras da lista,o nanico La Hoya Lorca, da terceira divisão espanhola, inventou essa camisa estranha no ano retrasado. A ideia era promover o consumo de brócolis, verdura popular e uma das riquezas da região de Murcia, onde fica o time. A iniciativa fez sucesso e o time se autointitula o "Brocoli Mecânico".
via UOL
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